MT HORTICULTURA

8º Simpósio Brasileiro da Cultura do Maracujazeiro reúne cerca de 250 pessoas de 12 estados brasileiros

O evento começou hoje (23/05) e segue até quinta-feira (25)

Por Danielle Tavares
23/05/2023

(Foto: Danielle Tavares)

Cerca de 250 participantes, entre lideranças políticas e acadêmicas, produtores rurais, técnicos, alunos de graduação, pós-graduação, extensionistas e profissionais da área participaram da abertura do 8° Simpósio Brasileiro da Cultura do Maracujazeiro. O evento, promovido pelo Programa de Extensão MT Horticultura, teve início hoje pela manhã (23/05) e segue até quinta-feira (25), em Tangará da Serra.

O Brasil é o maior produtor e consumidor de maracujá do mundo. Mas, apesar do tamanho do mercado, nem tudo são flores. O coordenador do Simpósio, professor Willian Krause, explica que o evento pretende discutir desafios e fomentar a cultura da fruta. “O objetivo é, juntamente com pesquisadores, produtores, entidades, órgãos públicos e privados, discutir alternativas para superar gargalos, aumentar a produtividade, a rentabilidade do produtor e que essa cultura, cada vez mais, se desenvolva na nossa região, no nosso estado, no nosso país”, destacou o coordenador.

FOMENTAR A CULTURA- O cultivo do maracujá pode servir de alternativa para os pequenos produtores rurais. “A cultura do maracujá, naturalmente, é desenvolvida em pequenas propriedades, em pequenas áreas. Então, isso caracteriza muito a agricultura familiar, o envolvimento de pessoas. Isso mostra esse potencial para nossa região, para o nosso estado que, apesar se destacar pelas grandes culturas, tem também esse potencial enorme da agricultura familiar”.

Um espaço para a troca de conhecimentos, aprendizados e tecnologias. O presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura, Henrique Belmont, destacou a importância da pesquisa sobre o maracujá, cultura com relevância no agronegócio da fruticultura Brasileira.

“A cultura do maracujá ainda é jovem e carece de muita informação. Tenho certeza de que vocês sairão daqui com novas ideias, novos trabalhos para que a gente continue fomentando essa cadeia que é tão importante, tão democrática do Brasil. Talvez uma das frutíferas nativas, cultivadas em todas as unidades da federação e com boa possibilidade de renda para os nossos agricultores, que é o mais importante”.

O analista regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT), Jéferson Crestani, lembrou da importância dessa fruta para o desenvolvimento do sistema nacional, regional e para atividades de exportação.

“É gratificante ver que tantos profissionais da área que trabalham com a cultura, desde pesquisadores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e, principalmente, produtores estão buscando novas tecnologias e novas pesquisas para aumentar cada vez mais o sistema produtivo nacional. Tenho certeza de que todos vão sair daqui com uma qualificação muito maior do que chegaram”.

PESQUISA E EXTENSÃO

“É um evento de suma importância para o estado de Mato Grosso. É fruto do desenvolvimento das pesquisas que ocorrem aqui no município, por parte da nossa equipe do MT Horticultura, e vem a consolidar as atividades de pesquisa, extensão e ensino da Universidade do Estado de Mato Grosso”, destacou o vice-reitor da Unemat, Alexandre Porto.

“É a demonstração que a Universidade faz ensino, pesquisa e extensão. Temos hoje aqui o MT Horticultura, que é um dos grandes projetos da Universidade, que evidencia a pesquisa e a extensão para a sociedade. Hoje estamos vendo essa pesquisa e extensão da Universidade sendo compartilhada com o Brasil, através do desenvolvimento da fruticultura, que é um potencial enorme que temos na nossa cidade”, disse o diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus, Ariel Lopes Torres.

Além de palestras com grandes especialistas no assunto, um destaque será a apresentação de uma nova espécie de maracujá, a Cultivar Solar, descoberta e cultivada por pesquisadores da Unemat no município. Conheça a programação completa aqui. https://eva.faespe.org.br/viiisimara/


PARCEIROS:

Organizado pela Unemat, em parceria com a Prefeitura de Tangará da Serra, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, Feltrin Sementes, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra, Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), além do Sindicato Rural, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), EP Agropecuária e Governo de Mato Grosso.

Participaram da mesa de abertura, além dos citados: Deputado Dr. João (Deputado Estadual de Mato Grosso), vereador Sebastian Ramos (representando a Câmara Municipal de Tangará da Serra), Rogério Rio (secretário municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento), Ângela Belizário (representando a Prefeitura) e André Ricardo Cajazeira (diretor administrativo do Câmpus).

: Dr. João (Deputado Estadual de Mato Grosso), Sebastian Ramos (vereador representante da Câmara Municipal de Tangará da Serra), Rogério Rio (secretário municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento), Ângela Belizário (representando a Prefeitura) e André Ricardo Cajazeira (diretor administrativo do câmpus).


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!